edições

Segunda Edição

Dezembro

A Equipa do Diurna. tem a honra de vos apresentar a mais plural das suas edições. Num desafio que aceitamos de bom grado, em resultado das críticas que recebemos, demos mais espaço aos autores, criando mais conteúdo, diversificamos as fontes e evoluímos no grafismo. Sabemos que, a cada Edição, o desafio de superar a anterior é maior. Porém, queremos acreditar que, desta vez, pelo menos, fomos bem sucedidos. Uma ótima leitura e, já agora, até ao próximo semestre!

Brevemente. 

Edição Especial #2

Dezembro

EE DIURNA

 

As Contas do Estado

A Solução Portuguesa. O Estado Português faz Gestão (?)

 

Qualquer aluno da CPBS, ou fora dela, que tenha tido a oportunidade de privar com a Professora Ana Madsen sabe do seu fascínio por matérias como aquela que, aqui, temos a oportunidade de fazer discorrer. 

Encarnando o papel daquilo a que chamaria de uma contadora de histórias nata, neste texto, que contou com a colaboração de um dos nosso Editores, Daniel Madureira Fonseca, o dedilhar no teclado replica, com uma verosimilhança impressionante, uma qualquer conversa que podíamos ter com a mesma. Há quem diga, inclusivamente, que é mais ou menos o mesmo que reduzir a escrito uma aula, não ficando, sequer, de lado os ‘à parte’, as piadas e as ironias. 

No decorrer de uma carreira extensa, interessante e diversificada, que a fez privar de perto com fontes informativas que, de outra forma, não conheceríamos, este extenso trabalho de pesquisa apresenta-se como um guia fundamental para que qualquer cidadão possa refletir sobre os direitos que tem sobre o Estado, enquanto entidade que o representa, que age, que deve curar pelo exercício das suas responsabilidades, conforme a lei, sempre em prole daqueles que democraticamente lhe conferem poderes e competências para tal.

Primeira Edição

Novembro

Ao longo das últimas semanas, coordenámos, construímos e editámos aquilo que hoje aqui encontram. Ambicionamos, como poderão ver, servir de plataforma para congregar artigos de natureza científica, de opinião, de divulgação, entrevistas, curiosidades, entre outros. É com todo o orgulho que vos deixamos a 1º Edição — Novembro 2020.

Edição Especial #1

Novembro


O Lenocínio

As Decisões que marcaram o último ano judicial no Tribunal Constitucional

“A ideia de que é possível escrever e informar, dar a conhecer e expor temas de forma descomplexada e acessível a todos – entre outros – é um dos objetivos que norteia o Diurna.. Abrir espaço à colaboração entre vários autores, ou deixar que solitários se espraiem, é o grande objetivo da Edição Especial.Complementar a cada Edição, o Diurna. é enriquecido por um espaço próprio, dedicado a temas de relevo na sociedade, constituindo artigos de fundo e onde brilharão os textos, opiniões e saberes dos mesmos que constroem o resto do nosso jornal académico. (…)

Celebramos, neste mês de novembro, uma das mais marcantes decisões do Tribunal Constitucional, no último ano judicial, simplificando-a. Tornando-a livremente acessível aos doutos, e aos menos doutos, no Direito.

O lenocínio. A prostituição. A liberdade individual. A interferência do Estado. A proteção excessiva… ou adequada.”