Destaques

Jornal Diurna. lança primeira edição nacional

O Jornal Diurna., projeto desenvolvido por estudantes da Universidade Católica Portuguesa, apresenta hoje, 31 de outubro, a sua primeira edição nacional.

Fundado em 2020, “o Jornal Diurna. sempre se ambicionou plural, não fosse ele criado por alunos de várias escolas do campus do Porto em que se vive essa realidade tão multidisciplinar,” conta Nuno Brochado de Agarez, diretor nacional.

Partindo do desafio da Reitoria da UCP e após oito edições, o Jornal expande a sua equipa editorial para Lisboa, de forma a refletir os vários campi da Universidade. “Para serem um polo agregador do que de melhor há para oferecer entre os campi do Porto e de Lisboa, respeitando as diferenças e cultivando as sinergias, constituíram-se duas equipas editoriais autónomas, com lideranças próprias, que trabalharão em conjunto para criar cada número a publicar,” explica o estudante da Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão. (…) 

Diurna. – O novo jornal dos estudantes da Católica Porto

“Sou dos que fica profundamente tocado pela ideia ambiciosa de fazer qualquer coisa nova, sem bases.” – partilha Nuno Brochado de Agarez, chefe de redação do Diurna.

O estudante da Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão conta que a inspiração para a criação deste projeto surgiu depois de uma conversa com a docente Ana Andrade: “ Sinceramente, não acho que a professora esperava que realmente fosse pôr mãos à obra”, confessa.

(…)

Para além de Nuno, mentor do projeto, o jornal conta com a participação do editor João Paulo Coutinho (estudante de Direito), da editora Lúcia Catarina Ferreira (estudante da Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão), do editor Daniel Fonseca (estudante de Gestão) e do chefe de design, Bernardo Sá Caldas (estudante de Artes).

 

“Rumo” – Evento de Empregabilidade

Foi aqui que levantámos o pano ao mais recente projeto da Católica Porto. A par de outras associações da mesma, como o Católica Porto Investment Club e a Católica Students’ Consulting, falámos sobre alguns dos projetos para o ano 2020/2021 e como é que os alunos e alunas da universidade poderiam participar nos mesmos. 

A pandemia trouxe várias adversidades, mas as associações mostraram-se resilientes e com vários projetos ambiciosos. O Diurna. não foi exceção!

 

Testemunhos:

"Sempre gostei de projetos audazes e bem alicerçados. Tenho um fraco por equipas que não se limitam a pensar, mas também concretizam. Assisti ao nascimento do Diurna., mesmo antes de perceber que ele ia ser concebido e, desde então, só o tenho visto crescer em qualidade e credibilidade. Aplaudo de pé todos aqueles que contribuíram para a sua emergência e sei estar perante um projeto coeso, que vai enriquecer continuamente a Católica e cada um de nós."
Ana Andrade
Professora - Faculdade de Direito, Escola do Porto (UCP)


"Ainda me custa a acreditar que este projeto tenha sido erguido em tão pouco tempo e que o resultado final tenha tanta qualidade. Nota-se cuidado em todos os detalhes, na escolha dos temas e seu tratamento, na apresentação exterior, no grafismo e, até, no próprio nome escolhido para o jornal. Os alunos do CRP da Universidade Católica têm um jornal de que se podem orgulhar, um jornal feito por alunos das várias unidades académicas, que consegue um equilíbrio interessante entre vários temas (Direito, Economia, Psicologia, etc.) sem se tornar snob, e que não esquece outros assuntos mais mundanos, mas sem cair na vulgaridade. Faço votos para que tenham sempre a energia e o tempo necessários para dar continuidade a este excelente projeto. Parabéns."
Agostinho Guedes
Professor - Faculdade de Direito, Escola do Porto (UCP)
Segue-nos nas nossas redes sociais!